Versões cover

Em Guitar Hero (2005), nenhuma das músicas disponíveis no game era a versão original gravada pelas bandas. Apesar de hits de Black Sabbath, Pantera e Ramones, tratam-se de versões cover, gravadas por bandas montadas para a produção do game.

Na segunda versão, Guitar Hero 2 (2006), a lista também é composta por uma esmagadora quantidade de covers, com exceção de algumas faixas, como Dead (My Chemical Romance), Stop (Jane’s Addiction) e John The Fisherman (Primus).

A música mais difícil

A chegada do badalado Guitar Hero 3 (2007) trouxe Through the Fire and Flames, música da banda de metal Dragonforce, considerada até hoje a mais complicada da história da franquia. A faixa só é desbloqueada depois de terminar a campanha do game (em qualquer dificuldade), e felizmente não precisa ser concluída para fechar o jogo.

A música se destaca pela longa duração, velocidade dos riffs e solos complicadíssimos. Mesmo em dificuldades inferiores, a faixa pode ser um desafio complicado para jogadores com certa intimidade com o game.

Música impossível

Guitar Hero 2 conta com uma fixa bônus chamada Trogdor, tema da animação Metalocalypse. Nessa música, é impossível conseguir acertar 100% das notas na dificuldade Expert, já que as notas são simplesmente rápidas demais.

Em uma das passagens da música, são aproximadamente 17.5 notas por segundo, sendo que o limite de reconhecimento do game é de 17. Na versão NTSC (americana) do jogo, a situação é ainda mais complicada, já que a tolerância é um pouco inferior.

Músicas por download

Desde a versão para Xbox 360 de Guitar Hero 2, é possível comprar novas músicas, que são baixadas pela rede online do console e disponibilizadas no game. No total, são mais de 500 músicas de diferentes bandas e gêneros.

Foram lançadas tanto faixas separadas, quanto pacotes contendo alguns sucessos de bandas como AC/DC, Kiss, Queen e outros grupos e gêneros de sucesso.